Quais critérios observar na escolha da escola do seu filho?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A escolha da escola dos filhos exige grande responsabilidade. Essa decisão terá impactos sobre a pessoa e o profissional que o aluno se tornará um dia, e afetará a família de várias formas ao longo de toda a vida escolar do estudante. Por isso, é importante analisar alguns critérios antes de “bater o martelo” e realizar a matrícula. Confira os principais:

| + Veja como conseguir bolsas de estudo com o Melhor Escola

1. Valores da escola

Toda escola é orientada por determinados valores. Então, faz sentido que os pais busquem por instituições de ensino com valores alinhados aos deles. Isso pode evitar muitos desgastes futuros entre a família do aluno e os professores e gestores.

Para analisar esse aspecto, os pais podem realizar pesquisas no site da escola, que muitas vezes traz esse tipo de informação. Uma outra possibilidade é solicitá-la à instituição por meio de um contato direto. Nesse caso, é possível fazer perguntas mais específicas e tirar todas as dúvidas.

2. Proposta pedagógica

Um outro ponto de vital importância a se analisar na hora da escolha da escola dos filhos é a proposta pedagógica que ela possui. Essa proposta especificará como o ensino ocorrerá na escola, quais são os objetivos de aprendizagem e quais são as ações previstas para alcançá-los.

Algumas das ações que podem estar descritas no documento são: metodologias empregadas, ambientes de aprendizagem, laboratórios e ferramentas, qualificação dos professores, projetos, materiais etc. Para obter a proposta pedagógica, os pais podem solicitá-la diretamente à escola.

3. Inovação e tecnologia

Um dos papéis da escola é preparar o aluno para o mercado de trabalho. É justamente por isso que o tópico “inovação e tecnologia” está na lista. Hoje em dia é praticamente impossível pensar nas profissões do futuro sem enxergar tecnologias de última geração permeando todas elas, e nos mais diversos segmentos.

Refletindo sobre esse aspecto, fica fácil perceber que instituições que se fecham aos recursos tecnológicos podem não ter o que é necessário para preparar os estudantes para o futuro do trabalho. Por isso, se você considera empregabilidade um fator importante, não deixe de verificar como a instituição usa a tecnologia de ensino antes de tomar a sua decisão.

4. Comunicação com as famílias

A relação entre família e escola é de longo prazo. Alguns alunos chegam a estudar na mesma instituição ao longo de toda a vida escolar. Isso significa que no decorrer dos anos, os pais terão inúmeras necessidades de interação com professores, coordenadores, diretores, secretaria e adm/financeiro. Então, o processo de comunicação escolar não pode deixar a desejar.

Antes de escolher a escola do seu filho, verifique quais são os canais de comunicação oferecidos por ela. Veja se o contato com os colaboradores é fácil; se as comunicações enviadas pela instituição podem ser conferidas com praticidade ao longo do dia; se o envio de atestados, documentos e autorizações é facilitado ou se é burocrático etc. Em sua rotina diária, esses pontos farão uma grande diferença.

5. Infraestrutura

Um aspecto que também pesa na escolha da escola é a infraestrutura que ela oferece ao aprendizado. Há muitos ambientes que agregam ao ensino além da sala de aula, como por exemplo: laboratórios, espaço maker, biblioteca, quadras de esporte, pátio, auditório etc. A própria arquitetura de cada ambiente também pode fazer uma grande diferença.

Antes de efetuar a matrícula, o ideal é que os pais visitem a instituição para conhecer todos os seus espaços. Caso tenham uma vida muito corrida, uma outra opção seria um tour virtual. De um jeito ou de outro, o importante é que os responsáveis pelos alunos possam avaliar o local antes de tomar uma decisão.