Os 10 melhores jogos interativos para crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Para quem ainda não percebeu sua importância, o estímulo contribui ativamente para o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, estar antenado em relação aos melhores jogos interativos para crianças é uma das formas de estimular seu filho durante o período de crescimento.

| + Veja como conseguir bolsas de estudo para seu filho(a)

Da mesma forma que brincadeiras e outras diferentes formas de interação desde os primeiros meses de vida podem auxiliar esse processo, oferecer jogos educativos ajuda no desenvolvimento da criança de diferentes formas.

Dessa forma, aplicativos com jogos que instigam a interação das crianças são ferramentas aliadas de pais e responsáveis. A seguir, confira a importância de inserir essas atividades na vida de seus filhos e continue a leitura para conhecer os 10 melhores jogos interativos para crianças!

Antes de tudo: qual é a importância dos jogos na educação das crianças?

Os jogos, além de divertirem a criança, auxiliam no seu aprendizado. Dessa forma, os pequenos podem aprender sobre assuntos que vão ajudar na escola e também sobre outras coisas.

Tópicos como regras, controle do tempo, estratégias e trabalho em equipe são muito fomentados nos jogos colaborativos, por exemplo. Essa é uma das melhores formas de despertar a divisão de atividades desde cedo e interagir com cada uma das crianças.

Outro fator importante sobre os jogos é a maneira de ensinar as crianças a perder. Com eles, é possível exercitar a resiliência e ajudar a lidar com as frustrações. Além disso, alguns benefícios que podemos citar envolvem o desenvolvimento da criatividade, linguagem e tomada de decisão.

O brincar proporciona para a criança a autonomia que ela tem de si, do mundo, e assim ajuda a explorar toda a sua imaginação. Trabalhando o desenvolvimento ao longo do caminho da criança, pode adquirir através do jogo e da brincadeira, a sua personalidade e se descobrir.

Agora que já entendemos um pouco sobre isso, vamos para os melhores jogos  interativos para crianças.

Os 10 melhores jogos interativos e educativos para crianças

Os pais e responsáveis podem oferecer atividades que sejam fáceis de serem relacionadas com o dia a dia, inserindo-as no cotidiano de cada uma delas. Assim, a criança pode aprender e se divertir ao mesmo tempo, de forma natural. Conheça a seguir, os 10 melhores jogos interativos para crianças.

1. Livro de Colorir (coloring book)

Para começar a nossa lista, o primeiro entre os melhores jogos educativos e interativos para crianças é o livro de colorir. Esse tipo de jogo colabora com o desenvolvimento, criatividade, expressão artística e coordenação motora das crianças.

Leia também :

+ 10 livros infantis ilustrados em PDF para download gratuito

De acordo com a idade, é importante orientar a não pintar além das áreas demarcadas, aumentando o desafio. Além de colorir, a criança também aprende sobre os variados desenhos. Ali, ela entende mais das letras e números, por exemplo, colaborando com a linguagem e escrita.

2. Junior em: desenhe meu caminho

Neste jogo, a criança deve ajudar o personagem Júnior a encontrar seu caminho, percorrendo do ponto A até o ponto B. Para isso, é preciso desenhar apenas uma linha, coletando as estrelas que devem ser contabilizadas de acordo com o caminho desenhado pela criança. O jogo ensina alguns princípios de física, além de colaborar para o desenvolvimento da coordenação motora fina.

3. Voxel

Voxel é um jogo que consiste em um mundo onde se pode explorar mapas e diferentes temáticas. Seu objetivo é usar blocos coloridos de diferentes materiais, desde madeira e pedra até luz e água, criando situações e cenários diferentes dentro destes mapas.

Neste exemplo, entre os melhores jogos educativos e interativos para crianças, o pequeno fica livre para explorar as interações possíveis de cada bloco dentro dos cenários que o jogo oferece. Algumas das habilidades desenvolvidas são a percepção espacial, criatividade, coordenação motora e imaginação.

4. Jogos de Lógica

Esse é um jogo com gráficos super coloridos, que traz uma série de desafios que estimularão os pequenos a desenvolver o raciocínio lógico e a matemática. Ele  conta com três modos distintos, além de 60 níveis, cada um mais desafiador que o outro. Além disso, ele reproduz músicas divertidas durante os desafios, o que o torna ainda mais interessante.