Lapbook: o que é e como fazer um?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Você já ouviu falar em lapbook? Se a sua resposta foi “não”, saiba que você pode estar perdendo um grande aliado da educação escolar do seu filho. Porém, ainda dá tempo de você aprender a usar essa ferramenta para estimular o aprendizado da criança.

Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% de desconto

A palavra lapbook vem do inglês: “lap”, referente a "colo", e “book” traduzido por "livro", daí então o significado do seu nome: livro de colo. Ele pode ser adotado por várias faixas etárias, até mesmo como proposta de atividade durante a adolescência.

O que é um lapbook?

O lapbook é descrito como um livro criado pela própria criança a partir de um conteúdo proposto, feito com ilustrações, colagens, desenhos, dobraduras e tudo mais que fluir na hora da criatividade. 

Ele serve como uma ferramenta de ensino, usada para ampliar o conhecimento sobre determinado assunto, de uma forma mais lúdica e criativa. Pode ser usado em qualquer área de conhecimento, como uma maneira de revisão e melhora do aprendizado sobre o corpo humano, animais, alfabeto, sons, localização no mundo, estações, entre outras.

Ideias de lapbooks para se inspirar

Revolução industrial

Neste vídeo, a professora mostra um lapbook feito pelas alunas para apresentar a Revolução Industrial. No exemplo, foram utilizadas colagens, recortes, figuras e muitos outros materiais. Vale a pena pegar como inspiração!

Sistema respiratório

Apesar do vídeo estar em espanhol, dá para acompanhar nitidamente que a criatividade foi bem explorada na hora da criação desse lapbook. É um modelo bem interativo, com figuras em 3D que deixam o projeto ainda mais explicativo e bonito.

Temática gamer

Para as crianças maiores, esse modelo poderá conquistá-las! Mesmo que seja mais trabalhoso, o trabalho deixa os assuntos em uma linha do tempo criativa e moderna sobre os jogos do Pacman. 

O que precisa para fazer um lapbook?

lapbook

Em primeiro lugar, criatividade e imaginação não podem faltar, independentemente do assunto que será abordado no material. No início, você pode seguir por um caminho mais simples, até pegar o ritmo do trabalho e acrescentar mais elementos.

Um modelo mais simples pode ser feito com uma única folha dobrada em três partes, na qual se possa colocar tudo o que for de interesse sobre o tema a ser explorado pela criança. Dentre outros itens que, geralmente, são necessários para criar um lapbook, pode-se incluir: 

  • Cola,

  • Tesoura,

  • Desenhos,

  • Recortes,

  • Figuras do assunto a ser explorado,

  • Cartolinas, jornais, revistas, livros velhos.

Como fazer um lapbook de matemática?

A matemática para algumas crianças pode ser uma matéria difícil. Nessa hora, o lapbook entra como uma ajuda para fazer com que o estudante entenda a matéria de forma interativa e prazerosa.

O ideal é começar separando os assuntos por semana. Tire cópias das páginas do caderno ou do livro escolar de matemática, além do que foi estudado. Monte o lapbook para que ele fique mais participativo, com recortes e colagens em 3D, já que esses são recursos que geralmente despertam a curiosidade.

Como fazer um lapbook de história? 

Um lapbook de história pode ser tão desafiador quanto um de matemática, isso porque, para contar uma história, é preciso ter começo, meio e fim. E em relação à disciplina escolar a ideia é a mesma: os assuntos devem conter datas e situações que se interliguem, portanto, é importante ter organização e priorizar o levantamento de dados antes de começar a fazer colagens ou desenhos. 

Um exemplo que pode ajudar é esse lapbook histórico. Além de ter um começo, meio e fim, tudo é mostrado com bastante imagens, escritos antigos e até um CD! Mais uma vez, a interatividade é central nesse livro, fazendo despertar a curiosidade em quem lê.

Bora criar um lapbook?

Toda dedicação e esforço vale a pena quando se vê o resultado! E o processo de criação não precisa ser visto como uma tarefa árdua, muito pelo contrário: estabeleça um tempo justo para que o lapbook seja feito com atenção, principalmente para que não haja informações incorretas ou faltantes.