Educação financeira nas escolas: entenda porque é importante

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.


Com quantos anos você aprendeu sobre finanças pessoais, poupança, previdência social, investimentos entre outros temas do mundo financeiro? Muitas pessoas, até hoje, não conhecem muitos desses termos. Porém, essa é uma realidade que está prestes a mudar através da implementação da educação financeira nas escolas. 


Esse tema vem ganhando força desde 2010, quando foi criada a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Atualmente, o MEC (Ministério da Educação), em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) está buscando disseminar esse ensino através do Programa de Educação Financeira nas Escolas.


Assim, esse projeto capacitará professores através de cursos gratuitos de educação financeira para que eles levem tal informação aos alunos. 


A importância de ensinar sobre finanças para as crianças


O principal objetivo de educar os jovens sobre finanças é transformá-los em cidadãos conscientes. Além disso, informar e orientar os pequenos sobre o tema faz com que eles se tornem capazes de realizar escolhas mais assertivas na sua administração financeira.  


Outro ponto importante é que, geralmente, estudantes levam o conhecimento que aprendem nas escolas para dentro de casa. Assim, através das experiências adquiridas sobre o assunto na infância, fará com que seja moldada a forma como elas vão lidar com dinheiro quando mais velhas. 


Por isso, aprender sobre educação financeira nas escolas pode fazer com que elas gerem um impacto na vida familiar. Afinal, uma vez que o estudante tenha consciência financeira, ele não somente compreenderá mais facilmente momentos de crise, como também poderá ser apto a ajudar. 


Portanto, quanto mais cedo as pessoas são educadas sobre finanças, mais fácil será para elas o controle das suas finanças. 


As vantagens da Educação Financeira nas escolas: 


Como dito anteriormente, o ensino sobre questões financeiras podem ajudar muito na formação das crianças. Esse aprendizado pode ajudá-los a enfrentar muitos desafios, como os sociais e econômicos.


Abaixo, você verá algumas vantagens da educação financeira:


  • Garantir o exercício da cidadania dos jovens;

  • Aprender a organizar as suas contas;

  • Avaliar a real necessidade de consumir algo - consumo consciente;

  • Entender como analisar as despesas;

  • Ter disciplina e foco.


Como trabalhar o conceito de Educação Financeira:


Sabe-se que hoje em dia, no Brasil, é muito raro os pais conversarem sobre dinheiro com os seus filhos. Esse ainda é um tabu que ainda está começando a ser quebrado ao longo dos anos, principalmente pelo alto índice de inadimplência. Segundo o Serasa Experian, em 2020, houve um total de 61,4 milhões de brasileiros inadimplentes.


Portanto, é muito importante que os pais comecem a dar exemplos e ensinar sobre o assunto em casa. Assim, explicar de forma direta e objetiva a importância das questões financeiras é uma forma de moldar um adulto financeiramente responsável. 


Alguns exemplos de como você pode explicar o conceito para seus filhos:


  • Se o seu filho recebe algum tipo de recompensa ou mesada, ensine-o a poupar para conseguir comprar coisas mais valiosas a médio/longo prazo.

  • Ensine seu filho a controlar gastos incentivando-o a anotar o que ele gastou nas últimas semanas. 

  • Incentive a criança a fazer doações. Essa é uma forma de evitar que a criança se torne um adulto egoísta e consumista. 


Leia também:

+ Educação financeira para crianças: confira 5 dicas de como ensinar


Além disso, hoje em dia, já existem escolas que possuem em sua grade curricular. Tanto é que o Banco Central anunciou o programa Aprenda Valor, o qual tem como intuito introduzir o assunto de educação financeira nas escolas no meio das aulas tradicionais.


Quer começar a garantir uma economia para o seu filho? Conheça as escolas parceiras do Melhor Escola e garanta até 80% de desconto nas bolsas de estudo. Clique aqui e saiba mais.