Contos de Natal para ler com as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Enquanto o bom velhinho não chega com os presentes, que tal aproveitar e ler alguns contos de Natal para as crianças? Essa pode ser uma dinâmica especial para o mês de dezembro, já que a cada dia dá para ler um ou mais contos natalinos. 

Leia também: + Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

As histórias podem ser encontradas online ou até mesmo obtidas na versão física. Aliás, essa também é uma sugestão para presentear os pequeninos que adoram o Natal. É só se programar bem que dá para conhecer todas as histórias que separamos!

Conheça 15 contos de Natal 

1) Cartas do Papai Noel 

O autor J. R. R. Tolkien, durante os anos de 1920 a 1943, escreveu diversas cartinhas para os filhos em dezembro de todos os anos. A ideia era se passar pelo próprio Papai Noel, tanto é que os textos foram feitos à mão e com uma letra trêmula, para imitar a caligrafia de um senhorzinho. A obra reúne todas as cartas!

2) Como o Grinch roubou o Natal

Esse é um dos grandes clássicos entre os contos de Natal! Grinch, uma criatura verde que não suporta a época natalina e tenta sempre acabar com a felicidade de quem está comemorando a data, é surpreendido ao conhecer um pouco mais sobre o significado do Natal. 

3) Lenda do pinheiro de Natal

Você sabe por que o pinheiro é a árvore representativa do Natal? Este é o momento de descobrir essa informação junto com seu filho! A história gira em torno de um pinheiro, uma tamareira e uma oliveira que presenciam o nascimento do Menino Jesus. As árvores decidem presenteá-lo com seus frutos, mas o pinheiro se vê sem opções nessa hora, até que as estrelas decidem ajudá-lo. 

4) Um trato com Papai Noel 

E se fosse possível negociar com o Papai Noel, o que você pediria? Entre os contos de Natal, neste aqui os valores positivos como amizade e generosidade ficam em evidência, assim como a reflexão sobre o egoísmo. O garotinho Júlio estava chateado por ter ganhado poucos presentes e decide confrontar o próprio Papai Noel, que dá um jeito nessa situação de um jeito um tanto quanto único. 

Leia também: + Presentes de Natal para crianças: veja dicas baratas e educativas!

5) Lenda da vela de Natal 

Outra lenda que explica o contexto por trás do significado das velas no Natal é este conto. A história mostra a rotina de um sapateiro, que mesmo sendo pobre, ajudava sempre aos viajantes que passavam pela aldeia em que morava. Uma forma de sinalizar o caminho para eles era através das velas, deixadas na janela de sua casa. 

6) Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal

Os pets também participam dos contos de Natal! Nesta obra de Nadia Heppell, a limpadora de estrelas, Zara, é acompanhada de seu cãomigo, Lurijo. A história gira em torno de ambos participando de um concurso natalino, em que o vencedor é escolhido de acordo com a árvore de Natal que montou, devendo ser a mais bonita de todas. 

7) A árvore de Natal 

O pai de uma família muito pobre decidiu que venderia árvores para tentar ter dinheiro e passar um Natal farto ao lado dos parentes. Com a ideia em mente, ele escalou montanhas em busca dos pinheiros, com a intenção de vendê-los. O homem, após vender alguns pinheiros, decide dar os que sobraram para outras pessoas carentes e no fim do dia, ao voltar para casa, acaba tendo uma surpresa. 

8) História do sonho do Papai Noel 

Numa certa noite, o Papai Noel teve um lindo sonho com o mundo: não havia mais guerra, discórdia ou conflitos entre os seres humanos. Todos respeitavam a natureza e o amor prevalecia na Terra. Porém, ao acordar, o velhinho se lembrou de que a realidade não era bem assim. Vale a pena ir mais a fundo nessa história para saber como o Papai Noel lidou com tudo isso, após uma noite de sono tranquilo. 

9) A criança que queria tudo 

Ao escrever a cartinha para o Noel, o pequeno Jorge pediu mais de 20 brinquedos! A mamãe até tentou explicar à criança, de forma racional, que essa quantidade de brinquedos seria impossível de se ter: tanto pelo espaço em casa quanto pelo fato de não sobrar nada para os outros. O garotinho vai precisar aprender um pouco mais sobre o ato de "compartilhar" para entender o que a mãe realmente quis dizer. 

10) Feliz Natal, Ninoca

Assim como a protagonista Ninoca, nossas crianças também podem (e devem) contribuir com a chegada do Natal! De que forma? Ajudando na decoração natalina, preparando cartões, embrulhando presentes… Toda ajuda é válida, ainda mais quando se tem a mesma empolgação e alegria que a pequena Ninoca. 

11) O gigante egoísta 

As crianças adoravam brincar no jardim do gigante, por ser um espaço florido, espaçoso e que sempre recebia vários passarinhos. Porém, um dia, o gigante ficou furioso com a presença dos pequenos e decidiu proibi-los de ir ali. Ele só não esperava que o jardim perdesse toda sua beleza com o passar do tempo.

12) Uma canção de Natal 

Publicado pela primeira vez em 1843, com autoria de Charles Dickens sob o título de "A Christmas Carol", a obra chegou ao nosso país sendo recontada por Tatiana Gouveia. O conto mostra um senhor rabugento, que não gostava da época natalina até receber a visita de três espíritos do Natal, os quais precisavam ter uma conversinha com ele. 

13) A arvorezinha de Natal 

Um concurso de Natal foi anunciado em uma cidadezinha para premiar a árvore mais bonita. E o melhor: o próprio São Nicolau que escolheria o vencedor. Ao saberem da competição, as árvores da única loja da cidade ficaram ansiosas e esperando para serem compradas, inclusive uma que era bem pequenininha. Mas, para o azar dela, todo mundo queria as árvores grandes.

14) Uma viagem incrível 

Quem disse que os ratinhos não podem participar do Natal? Nesta história, o rato Carlos recebe a visita de um antigo amigo, Michel, o qual está preocupado em não conseguir passar a data com os familiares. Pensando no bem do amigo, Carlos passa a buscar várias maneiras de ajudá-lo nessa missão. 

15) O sapateiro e os duendes

Um pobre sapateiro estava passando por dificuldades no período do Natal, pois só tinha um único par de tiras de couro e precisava fazer um sapato com elas, para vendê-lo e assim conseguir comprar mais insumos. Desanimado com a realidade, ele foi dormir, sem nem imaginar que receberia a visita especial de dois duendes que mudariam essa realidade em um piscar de olhos.