Conheça 5 escolas públicas bem avaliadas por pais, alunos e professores

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Os comentários desmotivados são comuns quando o assunto é escola pública no Brasil. Com o intenção de termos uma análise mais objetiva sobre alguns casos da educação pública brasileira, listamos algumas das escolas públicas bem avaliadas no Melhor Escola. Para saber mais sobre a escola analisada, clique em cima do nome dela.

1. Colégio Hilda da Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

O Colégio Hilda Silveira Rodrigues investiu nos alunos e em processos educativos. Alguns alunos da escola testemunharam as mudanças. A aluna da escola, Flávia Maria, contou que o incentivo a estudar e a participação no Grêmio Estudantil a motivaram a gostar da escola.

Confira o depoimento da aluna:

“Essa escola é uma das melhores que eu conheço nesta região, incentiva os alunos a estudarem. Há muita participação do Grêmio Estudantil nas ações. O papel de cada um é cumprido corretamente e dessa forma nos sentimos sortudos por ter uma escola desse nível na Baixada Fluminense.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80% de desconto

2. Escola  Izabel Ferreira Coelho, em Votorantim, São Paulo.

A Escola Izabel Ferreira Coelho usa o relacionamento com os alunos como estratégia para os motivar a gostar do ambiente escolar.

Confira o depoimento de uma mãe de estudante que também é ex-aluna, Fabiane Andrade:

“Já fui aluna dessa escola quando ainda era somente parque e hoje tenho o prazer da minha filha estudar nela também, minha filha sempre foi muito bem assistida e tudo que puderam fazer para ajudá-la no aprendizado fizeram, desde indicações de reforço a uma conversa comigo para juntos Sanarmos o problema.”

Veja o depoimento de outra mãe de aluno, Renata:

“Excelente escola. Com uma administração maravilhosa que desenvolve um belo trabalho.”

3. Escola Professor Raul Antônio Fragoso, em São Paulo, capital.

A Escola Professor Raul Antônio Fragoso é recomendada tanto por professores como por estudantes do colégio. O investimento feito nos profissionais e colocar o aluno como uma prioridade foram ações que deram um resultado positivo. A experiência foi compartilhada pela professora Débora.

Veja o depoimento da professora:

“Já trabalhei em muitas escolas, mas essa é singular. Tem um trabalho diferenciado com os alunos, a prioridade sempre é o protagonismo pedagógico, sem falar na formação do professor que tem uma atenção especial por parte da coordenação, gestão e supervisão.”

4. Escola Mauro Messias Da Silva - Poeta Das Moreninhas, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A Escola Mauro Messias da Silva investiu na motivação dos estudantes. Para tanto, apostou em didáticas diferenciadas que são capazes de prender a atenção do aluno. A mãe de um estudante, Karina Frazeto, acredita que a boa infra-estrutura do colégio é outro diferencial.

Veja o depoimento de Karina:

“Ótima escola. Boa conservação da estrutura e ótimos funcionários. Parabéns!”

Confira o depoimento de outra mãe de aluno, Maria Lima:

“Esta escola é maravilhosa! O ensino é muito bom, pois minha filha não conseguia aprender ler em outra escola, nesta em dois meses já estava lendo. A escola é organizada, a merenda é boa e os funcionários atenciosos e educados.”

5. Escola Estadual  Presidente Figueiredo, em Presidente Figueiredo, Amazonas.

A Escola Estadual Presidente Figueiredo concentrou as suas ações na didática em sala de aula, isto é, no modo como os conteúdos são passados para os alunos. Tal abordagem resultou em medalhas para alguns alunos em Olimpíadas estudantis e campeonatos. conforme contou o professor Rodrigo.

Confira o depoimento do professor:

“Um aluno, do 9º Ano do Ensino Fundamental conquistou Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2013), e outro conquistou Medalha de Prata no concurso Canguru de Matemática Brasil 2017”.

Veja o depoimento do ex-aluno João Marcelo:

“De fato me preparou para a universidade”.

O Melhor Escola acredita que a transparência da gestão escolar e a inclusão da comunidade na sua avaliação podem influenciar positivamente o desempenho de uma instituição de ensino. Então, compartilhe também a sua experiência.