Como funciona o ensino individualizado

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A constante busca dos profissionais da educação por trazer melhorias no processo de ensinamento e aprendizado os leva a diversos caminhos. Esse é o caso do ensino individualizado, uma tendência no meio educacional que tem trazido bons resultados.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. A frase de Paulo Freire se encaixa bem no conceito de ensino individualizado.

O ensino individualizado é uma metodologia de ensino que reduz a quantidade de aulas tradicionais e expositivas e proporciona mais atividades práticas e ativas, buscando trazer ao estudante maior responsabilidade sobre sua aprendizagem e ainda permitindo que o aluno adquira conhecimento no seu próprio ritmo.

+ Veja como conseguir bolsas de estudo de até 80% de desconto

As atividades consistem em propostas trazidas pelo professor para a sala de aula. Essas propostas demandam raciocínio crítico, criativo e reflexivo. Dentre os exercícios são inseridos problemas contextualizados em simulações da realidade.

Provocar maior independência nos alunos não quer dizer que eles têm menos atenção: pelo contrário, o professor faz uma análise de cada estudante e analisa formas de trabalhar para que este tenha o melhor desempenho possível dentro das características do aluno.

Essa prática estimula a autonomia dos alunos. Os estudantes submetidos ao ensino individualizado se sentem mais motivados a se desenvolver academicamente, além de aprimorarem suas capacidades de organização e responsabilidade.

Embora o ensino individualizado trabalhe a autonomia e autodesenvolvimento do aluno, os pais também podem participar deste processo. Para isso, é importante sempre manter um bom contato com a escola, que deve ser clara e transparente à respeito dos objetivos das atividades propostas.

Além disso, nas tarefas de casa, também é possível auxiliar através do supervisionamento da criança ou adolescente, realizando o acompanhamento das atividades. Veja mais em: Extraindo o máximo da lição de casa.