Encontre a escola

Busque informações sobre séries, etapas de ensino, escolas e preços.

Garanta a bolsa

Pague a pré-matrícula e garanta a bolsa até o fim da etapa de ensino.

Economize a cada etapa de ensino

Você garante a bolsa com o menor preço e matricula o aluno na melhor escola

Cadastre a sua escola

Rede privada

Colégio Santa Cruz

  • Avenida Arruda Botelho, 255- Alto De Pinheiros, São Paulo - São Paulo

4.8

Fantástico

49 Avaliações

Esta escola não é parceira ainda. Registre seu interesse que entraremos em contato com a escola e solicitaremos uma bolsa para você!

Nome completo
E-mail
Celular
Qual a série desejada?
Até quanto gostaria de pagar?

Sobre o Colégio Santa Cruz

Sobre

Os pilares do projeto educacional humanista do Colégio Santa Cruz são: -> domínio crítico do conhecimento -> produção criativa e...

Os pilares do projeto educacional humanista do Colégio Santa Cruz são:

-> domínio crítico do conhecimento

-> produção criativa e multicultural

-> consciência política

-> ação social

 

Situado em terreno de 50 mil metros quadrados com extensa infraestrutura educacional, abundante área verde e muita segurança, o Colégio Santa Cruz proporciona uma formação humanista e multidimensional para desenvolver o ser humano em sua plenitude.

O Colégio foi fundado em 1952 por padres canadenses da Congregação de Santa Cruz. De 1952 a 1992, foi dirigido pelo Pe. Lionel Corbeil. De 1993 a 2010, pelo professor Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães. Atualmente, o Diretor Geral do Colégio Santa Cruz é o professor Fábio Luiz Marinho Aidar Jr.

O amplo projeto educacional do Colégio se vale de três princípios: a tradição e o saber humanista do passado; a dimensão tecnológica e global, que aponta para o futuro; e a interação contínua com as necessidades e expectativas presentes. O Colégio também oferece aos alunos uma grade de atividades extracurriculares como teatro, prática musical, treinamentos esportivos, palestras e debates, entre outras.

Para o Colégio Santa Cruz, a Educação é um ideal e um compromisso. O homem inteligente é um ser livre. E a criança, desde o começo de sua existência racional, deve aprender que o acesso à liberdade é legítimo. Mas o homem só pode ser livre se for responsável. A vida escolar deve permitir aprender essa lição indispensável.

A liberdade responsável gera uma gradativa formação de padrões internos de conduta, de autodisciplina. Essa independência é fundamental para a busca de uma identidade pessoal, que permita ao jovem não apenas o autoconhecimento, mas, também, a capacidade de expressar sua subjetividade e expor com segurança suas opiniões, abrindo caminho para uma opção existencial consciente e plena.

Humanizar é principalmente permitir o desenvolvimento das potencialidades, para que, simultaneamente o homem tenha acesso à autorrealização e à cidadania, inscrevendo-se como membro consciente e dinâmico a serviço de sua sociedade e de seu país.

Para que um ser humano atinja sua plenitude, integrando-se a uma comunidade e assumindo em consequência um papel social construtivo e crítico, deve haver uma formação moral que lhe proporcione a defesa de valores humanistas.

Cooperação, respeito, participação e alegria oferecem a compreensão das normas sociais e a consciência da importância de cada indivíduo na construção orgânica e harmônica do todo. Para o Colégio Santa Cruz, formar moralmente uma juventude é ensinar-lhe o compromisso com o outro, com sua comunidade, com sua nação. É apontar-lhe os princípios que inspiram o amor e a justiça.

O Colégio oferece cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No período noturno, dispõe de Educação de Jovens e Adultos e Cursos Técnicos amplamente subsidiados. Tem, em 2012, 3157 alunos e 262 professores.

Projeto Santa Cruz

Há 61 anos, quando de sua fundação, as premissas educacionais que alicerçavam o Projeto do Colégio Santa Cruz se definiam como o ideário de uma...

Há 61 anos, quando de sua fundação, as premissas educacionais que alicerçavam o Projeto do Colégio Santa Cruz se definiam como o ideário de uma formação integral, uma pedagogia que se incumbiria do homem em sua totalidade. Tais premissas ainda norteiam nosso trabalho, já que são a base permanente e estável sobre a qual se erigem os conceitos e as condições da cultura e da civilização, dos quais a educação se ocupa.

O conhecimento é o instrumento preliminar à formação integral. Trata-se, é importante frisar, de conhecimento qualitativo, que estimula no aluno a investigação, o saber em profundidade. Trata-se de conhecimento plural: o saber abrangente, que rejeita preconceitos e pensamentos dogmáticos. O agente desse conhecimento é o aluno. Ele aprende muito mais do que é ensinado. A aquisição passiva de informações pode preparar um aluno para responder rapidamente o que foi perguntado, ou para reproduzir conceitos, mas não forma sua inteligência. A formação intelectual é mais que um conjunto coeso e perecível de informações. Corresponde primordialmente à elaboração superior do pensa­mento, à inteligência como centro de reflexão, como crítica, como avanço. A formação intelectual tal qual a compreendemos é ativa, pressupõe independência e criação.

O homem inteligente é também um ser livre. E a criança, desde o começo de sua existência racional, deve aprender que o acesso à liberdade é legítimo. Mas o homem só pode ser livre se for responsável. A vida escolar deve permitir aprender essa lição indispensável. Uma legislação rígida, que impõe a disciplina, dispensa o aluno de assumir as consequências de seus atos. Paradoxalmente, a obediência que deriva do medo ou do conformismo raramente é capaz de apelar à consciência. A escola que se erige como um centro de liberdade torna-se a matriz da responsabilidade. O Colégio Santa Cruz ambiciona aproximar-se desse modelo, orientando mesmo os mais jovens a aprender que cada ato tem um peso e que eles devem praticar esse hábito imprescindível de assumir as consequências de suas ações.

A liberdade responsável gera uma gradativa formação de padrões internos de conduta, de autodisciplina. Essa independência é fundamental para a busca de uma identidade pessoal, que permita ao jovem não apenas o autoconhecimento, mas também a capacidade de expressar sua subjetividade e expor com segurança suas opiniões, abrindo caminho para uma opção existencial consciente e plena.

A educação instrumentaliza e sustenta a cultura. Sua meta e essência consistem em formar indivíduos capazes de ação e pensamento autônomos, considerando-se, porém, que o valor de tal pessoalidade e inteligência dirige-se ao bem-estar da comunidade. A escola serve à vida, e à vida de todos. Por isso a escola deve orientar o jovem na descoberta de si mesmo, na construção de sua cidadania e na busca de sua finalidade transcendente, aberta para o sentido da vida e da verdade.

Esses princípios são vivenciados por meio do cotidiano pedagógico, que abrange a atuação da equipe de educadores junto aos alunos e o convívio entre eles, bem como o conjunto das disciplinas e atividades que compõem o quadro curricular do Colégio.

Hoje, o Colégio Santa Cruz possui um total de 3112 alunos.


Qual a estrutura do Colégio Santa Cruz?

O Colégio Santa Cruz oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Banda Larga, Parque Infantil, Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Ciência, Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Auditório, Pátio Coberto, Pátio Descoberto, Área Verde, Sala do Professor e Internet.


Qual o desempenho do Colégio Santa Cruz no ENEM?

Veja abaixo como foi o desempenho do Colégio Santa Cruz no ENEM 2019, comparado ao desempenho das demais escolas da cidade e do Brasil:

Média geral da escola no Enem

Ver todos os indicadores do ENEM

O Colégio Santa Cruz é bem avaliado?

O Colégio Santa Cruz é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

Veja abaixo a nota geral e os depoimentos

Avaliação Geral
  • 4.8 Motivação dos estudantes

  • 4.9 Estrutura física da escola

  • 4.7 Participação da comunidade

  • 4.8 Desenvolvimento Socioemocional

Taina Mora Trojan

December 05, 2020

"Otimo colegio, um exemplo em todos os aspectos. Profissionais excelentes."

Ver mais

  • 5.0 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 5.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

João

April 02, 2020

"Sou um aluno do f2 do santa e amo minha escola"

Ver mais

  • 4.5 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 5.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

Ver todas as 49 avaliações

Qual o endereço do Colégio Santa Cruz?

O Colégio Santa Cruz se localiza em: Avenida Arruda Botelho, 255- Alto De Pinheiros, São Paulo - São Paulo. As informações de contato se encontram abaixo.
  • Avenida Arruda Botelho, 255- Alto De Pinheiros, São Paulo - São Paulo

  • (11) 3024-5199

  • [email protected]