Encontre a escola

Busque informações sobre séries, etapas de ensino, escolas e preços.

Garanta a bolsa

Pague a pré-matrícula e garanta a bolsa até o fim da etapa de ensino.

Economize a cada etapa de ensino

Você garante a bolsa com o menor preço e matricula o aluno na melhor escola

Cadastre a sua escola

Rede privada

Comunitaria De Campinas Escola

  • R Egberto Ferreira De Arruda Camargo, 650- Jardim Notre Dame, Campinas - São Paulo

4.8

Fantástico

10 Avaliações

Esta escola não é parceira ainda. Registre seu interesse que entraremos em contato com a escola e solicitaremos uma bolsa para você!

Nome completo
E-mail
Celular
Qual a série desejada?
Até quanto gostaria de pagar?

Sobre a Comunitaria De Campinas Escola

Sobre

Há 35 anos a Comunitária mantém uma proposta educacional inovadora. É gerida por uma Sociedade sem fins lucrativos, em que pais, professores e funcionários...

Há 35 anos a Comunitária mantém uma proposta educacional inovadora. É gerida por uma Sociedade sem fins lucrativos, em que pais, professores e funcionários são sócios. Cada parcela contribui com o todo, garantindo a autonomia da equipe pedagógica, a eficiência administrativa e uma gestão econômico-financeira responsável e equilibrada. A interdependência entre o administrativo e o pedagógico é legitimada pelo estatuto da Sociedade e pelas relações estabelecidas com base na cooperação, colaboração e respeito.

A qualidade do ensino/aprendizagem relaciona-se às experiências e ao conhecimento construído: saber, saber fazer e ser. O conhecimento compõe uma rede de relações significativas, é contextualizado e trabalhado de forma interdisciplinar. O aluno desenvolve atitude de busca constante: pesquisa e analisa os dados, explicita seus pensamentos, depara-se com outras maneiras de pensar, fundamenta suas opiniões, lê criticamente a realidade, soluciona problemas, enfrenta desafios, cria alternativas... Forma a consciência de que estudar e aprender é uma prática da vida. Nossa metodologia oferece possibilidades de interação e construção para que o aluno, pelo pensamento e ação, desenvolva habilidades que compõem as competências imprescindíveis a sua vida.

As novas tecnologias são ponte entre o conhecimento e os alunos. O professor fornece parâmetros que orientam o seu uso eficaz e ético, o que, na educação, faz toda a diferença.

As artes realizam a formação estética e cultural: a sensibilidade complementa a racionalidade. O aluno vivencia modalidades artísticas: Artes Visuais e Corporais, Música, Teatro e Fotografia até o Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Design, Cinema e Produções em Multimídia. A consciência corporal e o esporte são muito valorizados. Brincadia, Jogos da Primavera e Olimpíada são eventos anuais.

Para a capacitação e a atualização do professor, há uma estrutura de formação: Colegiado Pedagógico, coordenadores de área e orientadores educacionais. Reuniões semanais viabilizam troca, discussão, planejamento e trabalho em grupo.

A escola é espaço privilegiado para o conhecimento de si e do outro. Os princípios e valores norteiam as atitudes, através da compreensão crítica, convívio, afeto e percepção do outro. Nas relações cotidianas, vivencia-se o compromisso com as regras, resolução de conflitos, diálogo e consequências. As atividades solidárias, sociais e políticas integram o currículo.

A avaliação é feita durante o processo para reorientar professor e aluno. As produções do aluno (atividades, trabalhos e provas) estão sob o olhar do professor; são avaliadas diante dos objetivos. Os simulados do ENEM e dos exames das principais universidades fornecem, também, parâmetros avaliativos.

Atividades Extracurriculares

A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos...

A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos permite um contato direto com o nosso ponto de estudo formado um elo de ligação entre conceito teórico e a realidade, é também um momento rico de integração entre alunos e professores.

Um Estudo do meio não pode ser confundido com um passeio ou excursão. Qualquer saída com os nossos alunos (da educação Infantil ao Ensino Médio) deve ser feita com a expectativa de adquirirmos grandes resultados, desde que seja muito bem preparada, considerando não apenas o aspecto da aprendizagem, mas também a sociabilização.

Embora haja sempre uma inter-relação de diversas áreas, aqui na ECC o Estudo do Meio merece uma atenção especial dos núcleos de Geografia e História, que consideram “ amostra de algo maior” - uma amostra significativa da realidade, através da qual o professor consegue garantir junto aos alunos uma relação do conteúdo estudado frente a outros contextos, resgatando no campo conceitos trabalhados durante o ano todo.

Preparar um Estudo do Meio é difícil e laborioso, exigindo um planejamento em várias etapas: a escolha e o reconhecimento do local, as áreas envolvidas, a seleção do conteúdo, a orientação e preparo dos alunos com relação a posturas, atitudes e regras do grupo; o preparo dos professores que vão e dos que aqui ficam, procurando garantir a normalidade das aulas nas outras classes.

A integração e disponibilidade da nossa equipe de professores, aliada à seriedade e valorização desse trabalho, bem como à compreensão e confiança depositada pelos pais, têm permitido aos nossos alunos repetirem essa experiência (com novos enfoques e novos conteúdos) em todos os cursos, proporcionando-lhes, sem sombra de dúvidas, uma grande soma de conhecimentos e experiências para a vida toda.

2 - Exposições


Com o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos pelos alunos, a Escola realiza diversas exposições ao longo do ano letivo - trabalhos de arte, de literatura, fotografias, maquetes, exposições de trabalhos realizados em sala de aula e em estudos do meio. A intenção é mostrar o que é feito nos diversos cursos e estimular expositores e visitantes, incentivando a apreciação e elevando o conhecimento.

3 - Teatro

Desde cedo, as crianças têm oportunidade de entrar em contato com o teatro na Escola. As peças são cuidadosamente selecionadas pelos professores. Algumas vezes, os alunos é que vão ao teatro, acompanhados pelos professores. No curso de Ciclos I e II, os alunos já começam a fazer os seus primeiros ensaios artísticos e a apresentá-los à própria classe ou a alunos de outras classes.
Os alunos passam a ter um contato maior com o teatro. O trabalho funciona como uma espécie de laboratório, em que têm oportunidade de ampliar conhecimentos e analisar o seu trabalho.

4 - Olímpiada e Jogos da Primavera

A idéia de uma Olimpíada surgiu depois de várias conversas entre o Núcleo de Educação Física e a Coordenação Pedagógica, que já vinham percebendo a necessidade de promover alguma atividade especial aqui na Escola, ligada a essa área , que pudesse envolver a todos de forma não acadêmica.

Em 1990, foi realizada a I Olimpíada Comunitária, entre alunos de 5ª série a 2º Grau, superando todas as expectativas. A participação e o interesse dos alunos, aliados ao incentivo e companheirismo dos professores e funcionários da Escola, vieram comprovar a importância do evento, que passaria então a fazer parte do calendário da ECC, repetindo-se a cada ano.

A partir daí, os alunos do 2ºs ao 5ºs anos, que acompanhavam toda a movimentação da Escola, demonstraram um grande desejo de participar também dessas atividades. Novamente a equipe se reuniu e, pensando nos objetivos mais específicos desse curso, decidiu criar os Jogos da Primavera, destinado especialmente aos alunos de 2ºs ao 5ºs anos, que antecederia a Olimpíada.

A preparação dos dois eventos requer um cuidado todo especial da equipe, que avalia as experiências anteriores, revê e atualiza os seus objetivos, considerando que “a Escola, e em especial a quadra de esportes, deve ser exemplo de democracia, mesmo porque não nos interessa a criação de modelos atléticos nem heróis recordistas na instituição escolar” (reflexão de Fanny Abramovich).

Sociedade Comunitária

Sociedade Comunitária de Educação e Cultura - Uma escolha consciente... Ao escolhermos a Escola Comunitária para a educação de nossos filhos, optamos...

Sociedade Comunitária de Educação e Cultura - Uma escolha consciente...
Ao escolhermos a Escola Comunitária para a educação de nossos filhos, optamos não apenas por uma filosofia de ensino-aprendizagem, mas também pela sociedade que lhe dá suporte - a Sociedade Comunitária
de Educação e Cultura (SCEC).

Criada por um grupo de pais e educadores, a fim de viabilizar uma proposta pedagógica fundamentada numa concepção filosófica, a SCEC possui o seu próprio estatuto. Fundada e constituída a 07 de novembro de 1977, por tempo indeterminado e sob a forma de Sociedade Civil, a SCEC é gerida pela Assembléia Geral dos Sócios, que ocorre, ordinariamente, duas vezes ao ano e extraordinariamente, quando necessário.

Subordinada a ela, funciona o Conselho Comunitário, que é o principal fórum de debates sobre as questões fundamentais da Sociedade. O Conselho, congregando todos os setores da Sociedade, se reúne mensalmente, sendo constituído por representantes de pais, professores, funcionários e alunos.

A estrutura administrativa da ECC é formada por uma diretoria não remunerada, eleita em Assembléia, composta de 06 diretores (04 pais e 02 professores). O Conselho Administrativo, além de ser responsável pelo encaminhamento dos trabalhos específicos, decididos com base nos parâmetros definidos no Conselho Comunitário e na Assembléia Geral dos sócios, deve coordenar e orientar os trabalhos das Comissões Operacionais.

Hoje, a Comunitaria De Campinas Escola possui um total de 1679 alunos.


Qual a estrutura da Comunitaria De Campinas Escola?

A Comunitaria De Campinas Escola oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Banda Larga, Reciclagem de Lixo, Parque Infantil, Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Ciência, Laboratório de Informática, Pátio Coberto, Pátio Descoberto, Sala do Professor e Internet.


Qual o desempenho da Comunitaria De Campinas Escola no ENEM?

Veja abaixo como foi o desempenho da Comunitaria De Campinas Escola no ENEM 2019, comparado ao desempenho das demais escolas da cidade e do Brasil:

Média geral da escola no Enem

Ver todos os indicadores do ENEM

A Comunitaria De Campinas Escola é bem avaliada?

A Comunitaria De Campinas Escola é muito bem avaliada pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

Veja abaixo a nota geral e os depoimentos

Avaliação Geral
  • 5.0 Motivação dos estudantes

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 4.8 Participação da comunidade

  • 4.8 Desenvolvimento Socioemocional

Claudia Costa Dominguite

October 01, 2020

"Meu filho estudou na ECC dos 5 aos 17 anos. Lá aprendeu tudo para conquistar sua aprovação na Politécnica na USP e na UNICAMP, fez amigos para a vida toda, desenvoveu respeito e ética."

Ver mais

  • 5.0 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 5.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

Sarah Sophia

24/07/2019

"A Comunitária já foi uma escola muito voltada ao ensino humano e para a vida do aluno. O aluno era visto como um todo, uma pessoa. Infelizmente o foco da escola mudou muito nos últimos anos e o lucro e a preparação para o vestibular tornaram-se novos focos. Atividades extracurriculares foram sendo cortadas ou tiveram carga ´horária reduzida, e seu tempo foi tomado por aulas preparatórias para o vestibular. A Comunitária já foi Comunitária, e com certeza o ensino que tive e a experiência de vida de estar lá com professores que me faziam questionar o mundo ao meu redor moldaram quem sou até hoje e fico feliz de ter tido um ensino que me estimulou a pensar e não a repetir. Uma pena que muito mudou desde então..."

Ver mais

  • 3.0 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 3.5 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

Ver todas as 10 avaliações

Qual o endereço da Comunitaria De Campinas Escola?

A Comunitaria De Campinas Escola se localiza em: R Egberto Ferreira De Arruda Camargo, 650- Jardim Notre Dame, Campinas - São Paulo. As informações de contato se encontram abaixo.
  • R Egberto Ferreira De Arruda Camargo, 650- Jardim Notre Dame, Campinas - São Paulo

  • (19) 3758-8500

  • [email protected]