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Gestão patrimonial escolar: qual o impacto do imóvel no processo de negociação?

Quando se fala em gestão patrimonial escolar, um dos aspectos mais estratégicos é o papel do imóvel onde a instituição funciona.

Muitos mantenedores se surpreendem ao descobrir que, na maioria dos casos, o que está em negociação é a operação da escola.

Seu corpo docente, alunos, metodologia de ensino, licenças e marca e não necessariamente o prédio.

O imóvel, nesse contexto, costuma permanecer atrelado ao negócio por meio de um contrato de locação.

Veja o que vamos abordar durante esse conteúdo:

  • Imóvel próprio é uma vantagem competitiva?;
  • Quais os fatores que pesam no imóvel alugado?;
  • Conheça o Fusão Escola!

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Imóvel próprio é uma vantagem competitiva?

Para gestores que atuam com uma boa estrutura de gestão patrimonial escolar, possuir o imóvel da escola representa uma vantagem significativa.

Além do valor obtido pela venda da operação, o proprietário pode assegurar uma renda mensal fixa proveniente do aluguel do prédio.

Isso agrega segurança financeira e fortalece a estratégia patrimonial, transformando o imóvel em um ativo que continua gerando retorno mesmo após a transferência da gestão da escola.

Do ponto de vista de quem compra, escolas com imóvel próprio são especialmente atrativas.

Isso vai além da estabilidade de ter um ponto fixo: ao negociar o aluguel diretamente com o antigo dono, o novo gestor tem à disposição uma ferramenta poderosa de proteção contra passivos fiscais e trabalhistas ocultos.

Dívidas inesperadas podem ser compensadas por meio de ajustes no aluguel, minimizando riscos e garantindo previsibilidade durante a transição. Essa é uma prática inteligente dentro da gestão patrimonial escolar moderna.

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Quais os fatores que pesam no imóvel alugado?

No caso de escolas que funcionam em imóveis alugados, o olhar do comprador é ainda mais criterioso.

A qualidade do imóvel e o valor do aluguel tornam-se peças centrais na avaliação.

Um prédio bem localizado, bem conservado e funcional do ponto de vista pedagógico agrega valor à operação, mesmo que não pertença ao vendedor.

Já um aluguel desproporcional à receita pode desvalorizar o negócio, comprometendo sua sustentabilidade financeira e reduzindo o interesse dos compradores.

Outro ponto fundamental na gestão patrimonial escolar é a localização.

Escolas situadas em áreas acessíveis, seguras e com potencial de expansão atraem mais interesse e justificam avaliações mais elevadas.

O potencial de adaptação do imóvel para futuras demandas também é um critério levado em consideração por compradores mais experientes.

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Liderada por Sérgio Andrade, empreendedor com mais de 15 anos de experiência no mercado de Fusões e Aquisições e no setor educacional, ajudou escolas a captar 48 mil alunos.

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* Texto produzido em parceria com a Consultoria Fusão Escola.

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