Escola virtual oferece cursos online e gratuitos em várias áreas

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A Escola Virtual é uma importante iniciativa de educação a distância do Governo Federal, que reúne um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Na plataforma, os usuários têm acesso a um cadastro para acessar os conteúdos, fazer matrícula, buscar as capacitações e o histórico escolar unificado.

Veja também: Como Escolher a Melhor Escola da Minha Cidade
Escolas com bolsas de estudos na minha cidade

Quem pode fazer os cursos da Escola Virtual?

A grande vantagem da Escola Virtual é que ela disponibiliza, de forma totalmente gratuita, uma infinidade de cursos para melhorar o serviço público brasileiro e oferecer mais aprendizado à população.

De forma geral, os cursos abertos não possuem limite de vagas, podendo ser cursados a qualquer momento por servidores ou cidadãos comuns.

Ao final de cada curso, o aluno tem direito a um certificado da Escola Nacional de Educação Pública para enriquecer o currículo, comprovar a qualificação e garantir mais competitividade na carreira.

Quais são os cursos da Escola Virtual?

Os cursos disponibilizados na Escola Virtual são divididos por temáticas para atender a pessoas de diferentes áreas de atuação. No site, é possível fazer uma busca e pesquisar as opções disponíveis nas seguintes áreas:

• Análise e Ciência de Dados,

• Saúde,

• Transparência, Controle e Participação,

• Uso de Evidências.

Qual o prazo para realização dos cursos na Escola Virtual?

Um ponto importante sobre a Escola Virtual é que os cursos possuem prazo para realização, que pode variar de 10 a 100 dias a partir da inscrição do aluno.

Sendo assim, é importante que a pessoa verifique sua disponibilidade de tempo para garantir o acesso ao certificado de conclusão no final do curso.

Além disso, por serem cursos de educação continuada, eles não estão sujeitos a reconhecimento pelo MEC. Mesmo assim, o conteúdo abordado na plataforma costuma trazer bons ensinamentos para profissionais e servidores.

Principais dúvidas sobre a Escola Virtual

No site oficial da plataforma, os usuários podem consultar as perguntas frequentes e esclarecer as dúvidas relacionadas à Escola Virtual, especialmente sobre cadastro, cancelamento, certificados, documentos etc.

O site também possui um menu para quem quiser se informar sobre:

• Certificação Avançada

• Conheça a Escola

• Adesão Institucional

• Instituições Participantes

Números e relevância da Escola Virtual

A Escola Virtual de Governo surgiu em 2017 com o intuito de ampliar e centralizar a capacitação a distância do serviço público. Atualmente, a plataforma tem 292 cursos e 29 certificações avançadas, ofertados por diferentes instituições.

Segundo matéria divulgada pelo jornal O Dia com dados do Ministério da Economia, em julho de 2021, a iniciativa bateu recorde de acessos e chegou à marca de 4 milhões de inscrições. Cerca de 60% desse total foram registrados a partir de março de 2020, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil.

De janeiro a outubro de 2021, foram registrados 1,4 milhões de inscrições em cursos, de acordo com levantamento da página EVG em Números.

Escola Virtual da Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco, um dos principais programas sociais do Brasil de capital privado, criou também uma plataforma de estudos online que também oferece cursos livres, a distância e totalmente gratuitos. Foi criada em 2001 e seu objetivo é que o aluno seja ele mesmo o condutor do seu aprendizado por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.

Assim, ao matricular-se em um curso, os alunos têm 60 dias para concluí-los e, para emitirem o Certificado de Conclusão, devem ter, no mínio, 70% de aproveitamento do curso. A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece mais de 115 cursos, organizados nas seguintes áreas de interesse:

• Administração,
  • Contabilidade e Finanças,
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional,
  • Educação,
  • Tecnologia.

Continue acompanhando os artigos do Melhor Escola para se manter atualizado em temas relacionados ao universo da educação no Brasil. Para pesquisar colégios com bolsas de estudos de até 80% em sua cidade, acesse aqui.