Ensino Básico à Distância: Polêmicas, Realidade e Mitos

Saiba mais sobre a metodologia de ensino básico à distância no Brasil.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Com o avanço da tecnologia, diversas portas se abrem para o conhecimento. Uma delas, se trata da modalidade EaD. A sigla significa Ensino à Distância, e consiste em estudar em um ambiente virtual, onde não há necessariamente a obrigatoriedade de comparecer à instituição de ensino.

A modalidade EaD está em ascensão no Brasil, atualmente não encontra no país um cenário legislativo favorável a sua expansão livre na educação básica para crianças e adolescentes, embora o assunto seja recorrente e esteja em pauta há alguns anos.

Realidade

No Brasil, a modalidade EaD para o ensino básico funciona da seguinte maneira: com atividades a distância para complementar a aprendizagem presencial ou na forma de supletivo EaD, para quem não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade regular.

Desde 2017 ocorrem debates sobre trazer o ensino à distância para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de maneira integral, e não apenas complementar. O tema ganhou ainda mais destaque quando o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez uma declaração ao jornal O Globo que gostaria de implantar o sistema no país.

Apesar da discussão, essa ainda é uma realidade distante para os estudantes brasileiros. A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece em seu Art. 32, parágrafo 4º, incluso na seção III, intitulada “Do Ensino Fundamental”, que: “O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais”. Portanto, para que o ensino básico à distância seja implantado de maneira integral, ainda serão necessárias mudanças legislativas.

Mitos

Antes de formar um conceito, é importante conhecer o assunto e saber quais são os mitos e verdades que cercam o tema. Por estar em processo de ascensão, existem muitos mitos a respeito da educação a distância que podem distorcer os fatos e gerar opiniões errôneas.

Um desses mitos é o de que o sistema EaD ameaça o emprego dos educadores. Isso não é verdade, uma vez que as plataformas de ensino à distância dispõem de professores, que ainda são necessários para planejar, orientar e corrigir o conteúdo aplicado.

Outra afirmação incorreta é a de que o aluno pode ficar desmotivado por não obter apoio e auxílio de um educador. Como dito anteriormente, o EaD conta com uma equipe de profissionais que estarão disponíveis para aplicar o conteúdo, por isso, qualquer plataforma minimamente estruturada vai dispor de um professor que possa tirar dúvidas e realizar a orientação para o aluno que precisar.

Também é mito dizer que é necessário ter um computador muito bom ou que o aluno precisa ter conhecimento aprofundado em informática para realizar o estudo EaD. É necessário apenas que o estudante possua domínio básico de informática, e o computador disponha de um navegador, conexão com a internet a partir de 500kbps para assistir a videoaulas, pacote Office ou similar e programas para abrir arquivos em PDF.

Vantagens

Tempo e comodidade

Os estudantes podem escolher o horário e o local em que desejam estudar, conciliando com suas demais atividades e programações rotineiras. Se bem aproveitado, o tempo pode ser economizado e gasto de melhor forma.

Dinheiro

O custo com transporte e até mesmo alimentação pode ser reduzido através dessa alternativa. Além, é claro, dos valores das mensalidades, tendo em vista que no ensino superior os valores entre ensino presencial e à distância são bem distintos.

Disciplina

Através do ensino EaD, os alunos podem criar hábitos e rotinas de maneira independente, desenvolvendo autonomia e responsabilidade. No entanto, é importante destacar a necessidade de supervisão de um adulto ou responsável, para que seja garantida a exposição do conteúdo e o estudo efetivo.

Desvantagens

Organização e planejamento do estudante

A modalidade EaD pode não dispor de um profissional que vá se certificar de que o conteúdo da matéria foi bem aproveitado pelo aluno. Por isso, é tão importante que haja disciplina e responsabilidade da parte do aluno.

Interação social

A escola é o ambiente onde os jovens entram em contato com suas primeiras experiências e interações. Para a maioria, é o lugar onde conhecem seus primeiros amigos e aprendem sobre comunicação, convívio com pessoas de culturas e hábitos diferentes dos próprios. Com o ensino à distância, essa interação pode ser dificultada.

Ambiente e infraestrutura

A modalidade EaD exige que o aluno possua acesso a um computador e a internet. Além disso, também é necessário um ambiente calmo e adequado para os estudos, e sua residência nem sempre pode dispor de todos estes itens. É importante se certificar de que o estudante vai ter acesso e disponibilidade para realizar as matérias e absorver todo o conteúdo.

Conclusão

O ensino básico à distância aplicado para crianças e adolescentes gera polêmica e divide opiniões. Independente do ponto de vista, é necessário que o assunto seja pensado com atenção e que o seguinte ponto seja levado em consideração: o Brasil é um país em desenvolvimento, por isso, a educação é um pilar essencial para o seu crescimento, tendo comprometimento e seriedade. Todas as decisões relacionadas ao ensino são importantes, pois podem impactar diretamente no futuro brasileiro.