Confira as melhores escolas do Brasil 2023

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Segundo o Censo de 2021, hoje em dia, o Brasil conta com 178,4 mil escolas de educação básica. Com esse alto número, encontrar uma escola de qualidade pode ser uma tarefa muito difícil. Pensando nisso, o site Melhor Escola criou um ranking das melhores escolas do Brasil em 2023

Veja como conseguir bolsas de estudos com o Melhor Escola

Assim, esse levantamento levou em consideração a avaliação de pais, alunos, ex-alunos e professores das instituições públicas e privadas de ensino básico cadastradas no site. Além disso, para produção desse ranking, consideramos todas as escolas estaduais e municipais do país que tivessem pelo menos 20 avaliações no site.

Confira abaixo a lista das 16 melhores escolas do Brasil em 2023:

1. Centro Educacional Mônica Santos Nota: 4,97.

Quantidade de avaliações: 32.
    Cidade: Belford Roxo.

Endereço: Estrada Manoel De Sà, 1325 - Parque Martinho, Belford Roxo - RJ - Rio De Janeiro.

1. Colégio Ulbra Palmas

Nota: 4,97. Quantidade de avaliações: 23.

Cidade: Palmas

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek. Quadra 108 Norte, Alameda 16, S/N - Plano Diretor Norte, Palmas - TO - Tocantins.

1. Instituto Educacional Tia Bethe Nota: 4,96. Quantidade de avaliações: 46. Cidade: Belo Horizonte.

Endereço: Rua Costa Sena, 735 - Padre Eustaquio, Belo Horizonte - MG - Minas Gerais.

1. Centro Educacional Chambarelli Nota: 4,96.

Quantidade de avaliações: 24

Cidade: Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Paiva, 233 - Quintino Bocaiuva, Rio de Janeiro - RJ - Rio De Janeiro.

1. Edi Professora Solange Conceição Tricarico

Nota: 4,93. Quantidade de avaliações: 22.

Cidade: Rio de Janeiro.

Endereço: Guilherme Maxwell, 107 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ - Rio De Janeiro.

1. I. E. Marques Moraes Nota: 4,92. Quantidade de avaliações: 24.

Cidade: Jacareí. Endereço: Rua Utah, 300 - Jardim Florida, Jacareí - SP - São Paulo.

1. Q I Centro Educacional Nota: 4,90. Quantidade de avaliações: 24.

Cidade: Cáceres.

Endereço: Rua Antonio Joao, 76 - Centro, Cáceres - MT - Mato Grosso.

1. Colégio Filomena De Marco Nota: 4,88. Quantidade de avaliações: 71.

Cidade: São Paulo.

Endereço: Folha De Hera, 11 - Parque Guarani, São Paulo - SP - São Paulo.

1. Colégio Moura Aguiar Nota: 4,87. Quantidade de avaliações: 31.

Cidade: Guarulhos.

Endereço: Alameda Yayá, 871 - Jardim Aida, Guarulhos - SP - São Paulo

1. Centro Educacional Pintando 7 Nota: 4,86.

Quantidade de avaliações: 30. Cidade: Rio das Ostras.

Endereço: R. Cantagalo, 243 - Jardim Marilea, Rio das Ostras - RJ - Rio De Janeiro.

1. Instituto Educacional E Cultural Paideia - Fundamental Nota: 4,84. Quantidade de avaliações: 34.

Cidade: Caraguatatuba.

Endereço: Rua Santos Dumont, 203 - Centro, Caraguatatuba - SP - São Paulo.

1. Colégio Dom Pedro Ⅱ Nota: 4,80. Quantidade de avaliações: 23.

Cidade: Xinguara.

Endereço: Gorotire, 115 - Centro, Xinguara - PA - Pará.

1. Colégio Falcão

Nota: 4,76. Quantidade de avaliações: 26.

Cidade: São João da Boa Vista.

Endereço: Rua General Carneiro, 423 - Centro, São João da Boa Vista - SP - São Paulo.

1. Colégio Meu Pequeno Mundo Nota: 4,75. Quantidade de avaliações: 33.

Cidade: Recife.

Endereço: Rua Manuel Alves Deus Dara, 35 - Engenho Do Meio, Recife - PE - Pernambuco.

1. Ienec - Instituto Everaldo Nunes De Educação Cristã Nota: 4,70.

Quantidade de avaliações: 32. Cidade: Conceição do Araguaia.

Endereço: Avenida J K, 881 - Centro, Conceição do Araguaia - PA - Pará.

1. Escola De Educação Básica Professores Da Alegria Nota: 4,60. Quantidade de avaliações: 29.

Cidade: Arapiraca.

Endereço: Rua Manoel Martins Lemos, 1063 - Primavera, Arapiraca - AL - Alagoas.

Qual a melhor escola de 2023?

De acordo com a pesquisa realizada pelo Melhor Escola, o Centro Educacional Mônica Santos, possui a melhor avaliação de todo o Brasil recebendo a média de 4,97. A escola, que tem como metodologia de ensino o sociointeracionismo, conta com salas de aula da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Carol Costa, mãe de um(a) aluno(a) do colégio, diz que:

"Ensino de qualidade, com muita dedicação e empenho desde a gestão até aos profissionais da educação."

Como foi feito o ranking?

Para elaborar o ranking foram consideradas apenas as avaliações feitas em 2021 em todas as escolas do Brasil cadastradas no site do Melhor Escola. Assim os  usuários avaliaram os seguintes critérios:

• Motivação dos estudantes,

• Estrutura física da escola,

• Participação da comunidade,

• Desenvolvimento socioemocional.

Dessa forma, eles podiam dar uma nota de 0,5 a 5 para cada item e a média dessas notas corresponde a média final. Além disso, para critérios de desempate, foi utilizado o número de avaliações de cada instituição.

Como conferir a opinião de outros pais sobre as escolas?

O primeiro passo é entrar no site do Melhor Escola e encontrar a escola que deseja ver as avaliações. Para isso, digite o nome da sua cidade na barra de busca e clique em “encontrar escolas”

No topo da página aparecerá o campo “digite a escola”, onde você deverá escrever o nome da escola. Clique sobre a página do colégio, vá até a parte de avaliação e clique em “ver todas as avaliações”.