Escola Pequeno Criador

Gilberto Bezerra, 314 - Morada Nobre, Barreiras - BA - Bahia

Qual a estrutura da Escola Pequeno Criador?

A Escola Pequeno Criador oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Laboratório de informática, Quadra Esportiva Coberta, Biblioteca, Parquinho, Laboratório de ciências, Pátio Descoberto, Banda larga, Internet.

Sobre a Escola Pequeno Criador

Nossa proposta pedagógica está fundamentada na Aprendizagem Ativa, para a Educação Infantil, compreendendo a criança como alguém que experimenta o mundo, está cheia de curiosidade, de perspectivas e afetividade. Dando continuidade, no Ensino Fundamental, o trabalho desenvolvido apoia-se em pressupostos sociointeracionistas, concepção que entende o aprendizado como o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade. O processo ensino-aprendizado compreende o indivíduo que ensina, o indivíduo que aprende e a relação entre essas pessoas.

Nossa proposta pedagógica não só inclui o cotidiano, mas aproveita assuntos do dia a dia que permitam a exploração dos temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses temas têm como objetivo o desenvolvimento de valores e atitudes frente à vida, à escola e ao conhecimento – cidadania e ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo.

Utilizamos o material didático do Sistema Anglo de Ensino, nos dois níveis de ensino, que parte do pressuposto de que a aprendizagem se dá por meio da interação aluno-aluno, aluno-professor, aluno-material didático e aluno-espaço em que vive. Sendo o aluno construtor do seu conhecimento, o professor tem papel fundamental nesse processo, pois atuará como mediador entre o conhecimento e os alunos, desenvolvendo conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em todos os componentes curriculares.

Ensinar, hoje, tornou-se um desafio, diante do volume de conhecimentos produzidos pela humanidade. Nesse contexto, o material do Sistema Anglo de Ensino utiliza o ensino das diferentes disciplinas para o desenvolvimento de algumas ferramentas, habilidades e procedimentos que permitirão ao aluno continuar seu aprendizado de forma crítica e independentemente da presença do professor ou da estrutura formal da escola.

O objetivo básico da nossa instituição é ensinar desde cedo, cada disciplina na medida exata, sempre levando em conta as diferentes aptidões, os interesses, as dificuldades com certos conteúdos, sem descuidar da formação geral dos alunos. Muitas atividades são preparadas para desenvolver aptidões necessárias ao sucesso escolar e na vida em sociedade, tais como: motivação, iniciativa, planejamento, perseverança, autoavaliação, respeito, disciplina, autoconfiança, domínio situacional e trabalho em grupo.

A filosofia pedagógica que norteia a prática escolar é a seriedade na busca do conhecimento e a alegria no encontro, pois acreditamos que a função da escola é mesmo despertar o prazer de aprender. O esperado é que os alunos tenham entusiasmo em vir para a escola e que encontrem nesta, um clima agradável e descontraído para poderem manter a motivação e a criatividade na busca pelo saber. Sabe-se que isso só é possível num ambiente disciplinado e respeitador, que de forma alguma quer dizer conformismo e passividade. Não é esse o perfil de aluno que se queremos formar. O que nos interessa é dar ênfase à garantia de oportunidades, à expressão individual e às diferentes escolhas.

O currículo de excelência da Escola Pequeno Criador/Absoluta baseia-se nos princípios de acolher e ensinar, possibilitando aos alunos a transposição dos valores explicitados no projeto escolar para que se tornem um aprendizado por toda a vida.

A prática pedagógica mostra um caminho possível para a educação de pessoas; aquele que se acredita levar à autonomia, ao desenvolvimento saudável e a uma vida mais alegre e espontânea. Procuramos buscar alternativas pedagógicas voltadas para uma educação democrática e para a construção e o exercício da cidadania.

Todos os profissionais da educação que trabalham em nossa unidade escolar exercem suas funções profissionais dentro do exigido por lei, ou seja, possuem nível superior ou estão em formação, pois aceitamos estagiários, com o devido acompanhamento, a fim de também contribuirmos para a formação de futuros professores.

Há destaque para a necessária coerência entre a ação e as metas educacionais estabelecidas. Se pretendermos que as crianças sejam cooperativas, críticas, criativas, autônomas, responsáveis e confiantes é preciso ter o compromisso de mostrar-lhes tudo isso no cotidiano, em cada postura assumida por todos no ambiente escolar. No intuito de mostrarmos a grandeza das diferenças e de garantirmos o cumprimento da lei possibilitamos a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em salas regulares de nossa unidade escolar, fato que muito tem contribuído para uma nova postura em nossa comunidade e que muito nos orgulha.

Cabe aos adultos e mestres a grande incumbência de abrir as portas do conhecimento formal às crianças e jovens e o desafio maior é fazê-lo com muito amor e responsabilidade. Isso será determinante para o futuro da humanidade, pois da boa relação com o saber dependerá o futuro e a sobrevivência do homem.

Qual a metodologia de ensino da Escola Pequeno Criador?

Sócio-Interacionista A metodologia é um conjunto de métodos e práticas adotados pela escola no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

A Escola Pequeno Criador é bem avaliada?

Qual o endereço da Escola Pequeno Criador?

A Escola Pequeno Criador se localiza em: Gilberto Bezerra, 314 - Morada Nobre, Barreiras - BA. As informações de contato se encontram abaixo.