História
O Centro de Ensino e Vivência Infantil Vovó Ana – CEVIVA deu início às suas atividades em 13 de maio de 2002, oferecendo naquele ano, educação infantil, creche e pré-escola (2 a 6 anos). No ano de 2003, inseriu a 1ª série do ensino fundamental e já em 2004 implantou a 2ª série, propondo dar continuidade às séries seguintes.
A ideia surgiu de um antigo anseio das sócias, inspiradas no exemplo familiar, de um longo trabalho acadêmico, em caráter voluntário, herdando, assim, o entusiasmo pelo magistério.
Assim, buscou-se instalar e equipar o Centro de Ensino e Vivência Infantil Vovó Ana – CEVIVA de maneira a bem atender as necessidades educacionais, com o intuito de oferecer a educação infantil – berçário, creche, pré-escola (0 a 5 anos) e o ensino fundamental (1ª a 4ª série) com qualidade, tanto no aspecto físico quanto no pedagógico, a fim de alcançar o seu objetivo: uma educação eficaz e efetiva. Em 2007 iniciou a implantação gradativa do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Atualmente, oferece as turmas: Berçário, Estimulação, Creche I e II, Pré-Escolas I e II e, Ensino Fundamental - séries iniciais do 1º ao 5º Ano, além do Período Integral.
Fundamentos
O Centro de Ensino e Vivência Infantil Vovó Ana – CEVIVA tem por finalidade uma ação educativa priorizando a formação de educandos preparados para o exercício da cidadania, mantendo como norteadores os princípios da responsabilidade, da criatividade, da autonomia, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais, assim como a prática de educação e cuidados que possibilitem a integração entre aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, lingüísticos e sociais da criança, além de desenvolver e assegurar a formação ao bem comum, para progredir no trabalho e em estudos posteriores, com as funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar.
Optou em planejar e organizar a sua prática educativa dentro desta perspectiva sócio-construtivista, promovendo, assim, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e potencialidades da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
A aprendizagem ocorre em atividades cotidianas, tanto em brincadeiras como também, naquelas provocadas por situações pedagógicas intencionais, orientadas e mediadas pelo professor, tornando-as significativas.
Os objetivos são abordados por eixos do conhecimento; identidade e autonomia; brincadeiras; linguagem oral e escrita; artes visuais; música; matemática; movimento; natureza e sociedade. Os conteúdos abrangem conhecimentos relacionados a atividades e valores, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Missão e Objetivos
• Realizar um trabalho eficaz, tendo como eixo o aluno, e por meio deste, formar o planejamento estratégico da escola;
• Transformar a escola num ambiente que favoreça o aprendizado, visando trazer;
• Bons resultados no processo de ensino-aprendizagem, com uma eficiente coordenação, controle e constante avaliação;
• Oferecer condições necessárias aos recursos humanos, oportunizando um nível de qualidade desejável;
• Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e o êxito escolar, oportunizando aos educandos a percepção de suas competências e responsabilidades na transformação social;
• Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do processo de aprendizagem, valorizando experiências do aluno, sua auto-estima e raciocínio lógico;
• Oportunizar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
• Proporcionar um ensino de qualidade junto ao Sistema de Ensino do Distrito Federal;
• Desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno com vistas à construção do conhecimento, habilidades e à formação de atitudes e valores.
Atividades Extracurriculares
• Judô
• Ballet
• Natação
• Informática
• Horticultura
• Culinária
• Musicalização
* Verifique junto à secretaria do CEVIVA a disponibilidade da atividade para a turma de sua criança.
Nosso site: http://www.ceviva.com.br/
Hoje, o Ceviva possui um total de 82 alunos.