Menu fechado

Lição de Sucesso: Colégio Politécnico Bento Quirino

Com mais de 1.180 alunos e quase 110 anos de história, o Colégio Politécnico Bento Quirino é referência em ensino tradicional na cidade de Campinas, São Paulo. 

Mesmo sendo um colégio tradicional, o Bento Quirino não fechou suas portas para a inovação e apostou no Melhor Escola para a captação de alunos e ampliação dos segmentos de ensino em que trabalha. 

Assista ao vídeo ou siga com a leitura para saber como o Colégio Politécnico Bento Quirino otimizou sua gestão escolar e terceirizou o processo de captação de alunos.

Experiência: uma carreira de sucesso

Quem comanda o colégio é a diretora Monete Venditte e claro que para dar conta de um desafio tão grande quanto esse, era preciso alguém com muita experiência na área educacional.

“Iniciei meus trabalhos no ano de 1982, como docente e permaneci até novembro de 88. Após esse período ingressei como diretora de escola na rede estadual pública de ensino e permaneci até 2015 e, em seguida, após aposentada, iniciei meus trabalhos aqui como diretora do colégio e estou até os dias atuais”, contou a gestora.

Inovações e desafios: a direção na prática

Monete conta que, apesar de gostar da sala de aula, é uma pessoa que busca inovações, por isso decidiu atuar na área de gestão e prestar concurso público para tornar-se diretora.

Mas assim como o Douglas, Diretor do Centro Educacional Cidade El Shadai, logo ela percebeu que a direção não é uma tarefa simples. 

Na prática é um grande desafio: público diversificado, milhões de acontecimentos, então aprendemos muito a cada dia e vamos melhorando a nossa atuação na área educacional.” 

Veja também: Sucesso na gestão escolar e captação de alunos: Centro Educacional Cidade El Shadai

Bolsa de estudos: o caminho para a realização de um sonho

Tantos desafios geram recompensa, um exemplo disso é a ex-aluna e atual técnica de laboratório do colégio, Flávia, de 19 anos, que não tinha condições de pagar a escola mas por meio de uma bolsa de estudos conseguiu se formar em química.

“O ensino aqui é excelente, muito bom mesmo. Os professores estão sempre abertos para tirar dúvidas. Aqui tem um preparo incrível tanto profissional quanto educacional. Eu saí daqui completamente transformada do que eu entrei”, mencionou a técnica.

Flávia emocionou o professor Roberval Serafim ao mencioná-lo como um dos melhores professores do Colégio durante a gravação. 

Com lágrimas nos olhos, o docente afirmou que “Ouvindo o que ela falou aqui, eu me emocionei. Eu acompanho a Flávia desde o primeiro ano, ela é uma menina que todo pai adoraria ter”.

Professores: A voz da experiência

Um dos maiores orgulhos do colégio é seu corpo docente. Roberval é professor no Colégio Bento Quirino há 20 anos, mas antes disso trabalhou na indústria.

“Isso me ajudou bastante para eu entrar no curso técnico e, como ela falou, eu tenho bastante bagagem para passar para os alunos.”

Pioneiro e tradicional: Colégio Politécnico Bento Quirino

Monete conta que, com quase 110 anos de existência, o colégio técnico concomitante ao médio é pioneiro no segmento. 

A diretora afirma que o colégio também oferta cursos técnicos no período noturno. 

“Oferecemos também ensino técnico no período noturno com diversos cursos, em diversas áreas, exatamente para os alunos que já terminaram o ensino médio ou estão terminando. Eles, em um ano e meio, adquirem o ensino técnico e em pouco tempo se inserem no mercado de trabalho.”

Leia também: Como aproximar estudantes do ensino médio do mercado de trabalho

Monete também destaca a relevância da autonomia de trabalho e estrutura do colégio para fornecer suporte aos alunos.

“Ser diretora de escola, especialmente ser diretora do Colégio Bento Quirino, me agrada muito porque nós temos muita autonomia de trabalho e uma estrutura muito bacana, que oferece milhões de opções na área pedagógica para que o nosso aluno possa realmente estar preparado para a inserção no mercado de trabalho.”

Oportunidade em primeira mão: a agência

O ex aluno do curso de publicidade, Eduardo, de 17 anos, hoje atua como designer gráfico na Agência Júnior Bento Quirino e é responsável pelo marketing do colégio.

Eduardo conta que o curso influenciou diretamente em sua escolha profissional.

Me senti mais confiante agora para fazer uma faculdade. Os professores são muito bons, o que torna a experiência de aula mais interessante.”

Francisco é aluno do segundo ano do curso de publicidade e ressalta as vantagens de realizar o curso técnico e trabalhar na agência do colégio:

Estar na agência me ajuda porque saio com uma vantagem. Além do curso técnico que vai me ajudar a conseguir um emprego, tenho a experiência de já ter trabalhado aqui.

Rodrigo Bicudo também é estudante de publicidade e conta que o conteúdo do curso o surpreendeu:

“A questão técnica, a questão de materiais, o uso de verniz, a aplicação localizada e hot stamp são matérias que eu nunca pensei que ia ver. Primeiramente porque eu sou de uma área muito mais técnica e não aplicada do negócio, mas é uma coisa que eu gostei muito de ver, com aulas excelentes.”

A parceria: captação de alunos certeira

Monete conta que quando recebeu a ligação do mantenedor do colégio informando sobre a parceria com o Melhor Escola, achou a ideia bacana, no entanto, foi no decorrer dos dias que conseguiu perceber a contribuição do programa no enriquecimento interno da escola.

Eles trabalham diretamente com a captação dos alunos e houve, em pouco tempo, um crescimento muito grande com relação a novos alunos se matriculando em nosso colégio, o que nos deixa muito satisfeitos.”

A diretora conta que o trabalho do Melhor Escola teve impacto direto no seu cotidiano, pois a captação de alunos passou a demandar menos energia do seu dia a dia.

“Hoje temos a facilidade de focar mais em nosso trabalho pedagógico, sabendo que o Melhor Escola está fazendo isso por nós – a captação de alunos – e deixamos de nos preocupar nesse quesito, o que facilitou muito o nosso trabalho. Particularmente, enquanto diretora de escola, eu posso garantir que é uma preocupação a menos no nosso dia a dia, principalmente no meu dia a dia que é bastante movimentado.”

Veja também: Captação de Alunos: 4 erros que um Gestor não pode cometer

Captação de alunos para um novo ciclo

Monete afirma que há 3 anos o Colégio Bento Quirino, que até então disponibilizava apenas o técnico concomitante ao médio, incluiu em suas atividades o ensino fundamental II. 

Segundo a diretora, o Melhor Escola teve um papel fundamental na captação de alunos para o novo ciclo.

“Iniciamos com um número menor de alunos e, agora com a parceria Melhor Escola, aumentamos muito os nossos alunos para o ensino fundamental II. Na opção de aumentarmos os nossos segmentos de ensino, com certeza o Melhor Escola estaria sendo contratado para a captação dos nossos alunos.”

Monete afirma que terceirizar a responsabilidade de captação de alunos é uma grande vantagem. Com isso, os gestores podem desviar a atenção para suas demais atividades.

“Os diretores que estão me ouvindo vão entender bem a minha fala: o pedagógico demanda uma reflexão, diagnósticos constantemente e isso envolve muito tempo, tanto do diretor quanto do restante da equipe. Aproveite o trabalho de quem sabe fazer porque diretor de escola e captação se desvinculam um pouco. Então vamos fazer o que sabemos e deixar o que é necessário para o Melhor Escola, que trabalha com muita eficácia na captação de alunos.”

O colégio Bento Quirino se tornou parceiro do Melhor Escola em setembro de 2019 e, em apenas 6 meses, o marketplace captou diretamente 45 novos alunos para a escola.

Se você deseja ter o mesmo sucesso na captação de alunos na sua instituição, clique agora no botão abaixo e fale com um especialista.

Publicado em:Captação de alunos

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *