Menu fechado

Levantamento internacional indica que volta às aulas não elevou a contaminação de Covid- 19.

Estudo realizado pela consultoria Vozes da Educação analisou a volta às aulas em 21 países e concluiu que não houve aumento da contaminação em decorrência da volta às aulas presenciais. 

Segundo o estudo, dos 21 países analisados, 9 tiveram reabertura satisfatória, com abertura total e sem registro de evolução da curva de contágio. São eles: África do Sul, Alemanha, China, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Portugal, Singapura e Uruguai. 

Em outros 4 países (Israel, Itália, Nigéria e Reino Unido), houve reabertura total e impacto na curva de contágio considerado como indeterminado. Nestes países houve evolução na curva de contágio após 2 meses da reabertura das escolas, porém, segundo a consultoria responsável pelo estudo, a evolução da curva de contaminação pode não estar relacionada à reabertura das escolas e sim a outros fatores como relaxamento das medidas de distanciamento na sociedade e chegada de uma nova variante do vírus. 

Os países que realizaram abertura parcial das escolas (Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Estados Unidos, Índia e Peru), cuja reabertura foi limitada a uma determinada região do país ou a uma determinada etapa de ensino, não tiveram suas reaberturas classificadas pelo Estudo como satisfatória ou indeterminada. O 21º país do estudo (Suécia) não teve reabertura classificada como os demais por nunca ter fechado as escolas e portanto não houve movimento de reabertura segundo a consultoria.

O Estudo cita o  Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e afirma que  “Casos de Covid-19 em professores e profissionais da educação indicam que as escolas não estimulam a transmissão comunitária”.

Leia também

+ Como monitorar os sintomas de COVID-19 na escola

Países bem avaliados pelo PISA fizeram a reabertura das escolas primeiro

O estudo ainda traz a conclusão de que a maioria dos países que performam bem no Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) passou menos dias com as escolas fechadas. O Brasil é o segundo país com mais dias de escolas fechadas com 267 dias, atrás somente da Bolívia (270 dias). Em muitas cidades do Brasil, ainda não houve a reabertura das escolas.

Faça download do Estudo completo aqui

Publicado em:Ambiente Escolar,Notícias

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *