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Atuação da Psicologia na Escola

As escolas desenvolvem-se continuamente sobre todos os estruturais, pedagógicos e gerenciais. A psicologia escolar é uma das questões em crescente desde o século XX, proporcionando um aprimoramento psicológico do corpo docente e discente. Esta pesquisa tem como intuito auxiliar a compreensão das possibilidades da psicologia em um colégio. 

História da Psicologia Escolar

No Brasil, a psicologia escolar teve início no século XX. Os profissionais da área tinham como função principal analisar e avaliar os estudantes referente ao aprendizado. As necessidades frequentes eram sobre problemas que afetavam o ensino do aluno ou do grupo, assim, ajustavam o discente conforme as condições e diagnósticos para encaminhar os que não seguiam as demandas escolares.   

A função do psicólogo escolar mudou em 1970,  pela lei nº 5692/71, no qual formalizou a obrigatoriedade e gratuidade de um ensino escolar, pois o número de alunos em conjunto com a população aumentou e a demanda pelos problemas educacionais também. Sendo assim, a história aponta uma necessidade de apoio psicológico nas instituições de ensino, podendo analisar se as capacidades de aprendizagem estão satisfatórias ou não.

Processos de Ensino e Aprendizagem

Os processos têm como metodologia analisar, sincronizar e a sintetizar. Deste modo, o procedimento para cada estudante precede um trabalho de caráter científico. A análise é imprescindível para o conhecimento dos alunos, entendendo toda visão macro da situação e atribuindo uma sincronia das atividades escolares para efetivação do ensino, por fim, a síntese torna-se resultado de toda integração dos conhecimentos adquiridos para ações práticas do cotidiano. 

Desenvolvimento Humano

A psicologia estuda todos os processos de desenvolvimento humano nos aspectos: intelectual, social, físico e emocional, desde o período de nascimento até a idade adulta. O estudo realizado pelos psicólogos sobre todas as fases de crescimento do indivíduo, proporcionam a aplicação do conhecimento no âmbito educacional. 

O desenvolvimento humano tem 6 teorias principais, sendo elas: a psicologia da Gestalt; Psicanálise; o Behaviorismo; Psicologia Cognitiva; Lev Vygotsky e Jean Piaget. Ambos os estudos realizados têm as proficiências necessárias para trabalhar no ambiente escolar para os períodos de Sensório-Motor (0 a 2 anos), Pré-Operatório (2 a 7 anos), Operações Concretas (7 a 12 anos) e Operações Formais (12 anos em diante).   

Uma equipe educacional que tem integrado no grupo um(a) psicólogo(a), possibilitam aprimorar o planejamento pedagógico, sendo coerente para cada período e personalizando ações conforme as necessidades do ano letivo. 

Escolarização em todos os seus Níveis

Após o acesso à educação ser obrigatório no Brasil, a psicologia escolar tornou-se importante para o processo de aprendizagem e apoio psicológico para os docentes e discentes. O auxílio efetuado de suporte durante o clico de educação básica molda o indivíduo para a vida adulta.  

Inclusão de Pessoas com Deficiências

O ingresso de uma equipe especializada sobre as demandas das escolas para o atendimento educacional especializado (AEE), propicia o entendimento qualificado para o cuidado do aluno. Os profissionais de psicologia tem conhecimento de como conscientizar, integrar e ensinar as pessoas com deficiência. 

Clique aqui para ler sobre “Atendimento Educacional Especial (AEE): mitos, questionamentos e como realmente funciona”. 

Políticas Públicas em Educação 

As políticas públicas na educação foram decretadas no ano de 1970,  pela lei nº 5692/71. A lei tem como principal objetivo o acesso à educação de todo cidadão brasileiro, o registro sancionado prevê a garantia dos estudos e o aprimoramento do ensino, sendo todas as decisões efetivadas pelo governo nacional. 

Gestão Psicoeducacional em Instituições

A gestão psicoeducacional visa a gerência dos processos intelectuais, sociais, físicas e emocionais dos estudante da instituição de ensino.  As escolas que contam com a atuação de um profissional de psicologia, realizam uma avaliação psicoeducacional para investigar, identificar e solucionar os problemas na aprendizagem do aluno, ao compreender a origem da dificuldade o profissional pode propor uma intervenção pedagógica.

Avaliação Psicológica

O procedimento tem como propósito avaliar os processos psicológicos que são realizados na escola, apenas o psicólogo é habilitado para exercer a função. A avaliação propõem a compreensão do contexto social de ensino, posicionamento do psicólogo e o sigilo da elaboração de laudos, além de todas as responsabilidades do profissional para facilitar a inclusão e cuidado de todos os discentes e docentes. 

Formação Continuada de Professores

Entende-se que a formação continuada é o aprimoramento profissional constante dos professores, visando a qualificação do educador, práticas pedagógicas e a competência do ensino, não limitando a transmissão de informações. 

Conclusão 

A função de um psicólogo não é limitada a uma sala, mas está inserida na visão ampla de toda gestão escolar para atender as demandas de todos os períodos de ensino, conflitos existentes e o zelo pelo corpo discente e docente.  

Fonte: 

Figueiredo, Camila. O que faz um psicólogo escolar?. 2017. Disponível em: <https://www.psicologiasdobrasil.com.br/o-que-faz-um-psicologo-escolar/>. Acesso: 18 set. 2019. 

<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-processo-de-ensino-e-aprendizagem/42607>. Acesso: 18 set. 2019. 

<https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/o-que-psicologia-desenvolvimento-humano/>. Acesso: 18 set. 2019. 

Marques, José Roberto. O Que é Psicologia do Desenvolvimento Humano. Disponível em?

Lenzi, Tié. Políticas públicas na educação: quais são e quem faz?. Disponível em: 

<https://www.todapolitica.com/politicas-publicas-na-educacao/>. Acesso: 18 set. 2019. 

Gomes, Walquiria Onete. Curso de Avaliação Psicoeducacional no contexto Escolar.  Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/ed_especial/subsidios_avaliacao_contexto_escolar.pdf>. Acesso: 18 set. 2019. 

Pires, Augusto Viana; Manera, Carina. Avaliação Psicológica.  Disponível em: <http://www.ufrgs.br/e-psico/etica/temas_atuais/avaliacao-psicologica-texto.html>. Acesso: 18 set. 2019. 

França, Luísa. A Formação Continuada e a sua Importância para Manter o Corpo Docente Atualizado. Disponível em: <https://www.somospar.com.br/a-formacao-continuada-e-a-sua-importancia-para-manter-o-corpo-docente-atualizado/>. Acesso: 18 set. 2019. 

Publicado em:Universo pedagógico

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