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5 dicas para captação de alunos em Fevereiro

Captação de alunos em fevereiro

O cronograma dos primeiros meses do ano costuma ser bastante intenso. Esse é o momento de iniciar novos ciclos e dar os primeiros passos no alcance das metas traçadas para o novo ano, já que as festas de dezembro deram uma injeção de ânimo. Para os gestores, esse é um dos momento mais importantes do ano, pois a temporada de matrículas está em seu auge e é de trabalhar intensamente na captação de alunos. A euforia  pode ser grande mas para garantir que as metas de matrícula da temporada sejam cumpridas, é essencial ter organização e planejamento.

As aulas têm previsão para começarem nos primeiros dias de Fevereiro mas alguns pais ainda não decidiram qual será a escola que levará seus filhos a concluir o próximo ano de ensino. Pensando nisso, separei cinco dicas para você obter uma maior captação de alunos durante o alta temporada e garantir salas cheias em seu ano letivo. 

1- Planeje e mantenha seu cronograma de capatação organizado

Gestor, você já definiu claramente as suas metas de captação de alunos? Se ainda não, pegue papel caneta e escreva os objetivos da instituição e quais ações nortearão o grupo a alcançar essas metas. Feito isso, tenha mapeado o número de vagas disponíveis em cada sala para realizar as ofertas e calcular corretamente os descontos a serem oferecidos sobre elas. Como gestor, você deve considerar que um dos motivos para o aluno ainda não estar matriculado pode ser o orçamento da família que apertou no início do ano com as contas padrões (IPTU e IPVA). A oferta de descontos e bolsas não só atrai os pais como também garante que um maior número de carteiras seja preenchido.

Mantenha as informações da sua escola e seu seu banco de vagas sempre atualizado para ter um controle preciso dos seus números.

Esse conteúdo pode te ajudar:

+ Captação de Alunos: 4 erros que um Gestor não pode cometer

2- Prepare seus funcionários para o atendimetno dos pais no balcão

A comunicação entre diretoria, secretaria e atendimento da escola devem sempre estar alinhados. Os funcionários que forem receber os pais no balcão, no telefone ou pelas redes sociais precisam estar cientes das vagas disponíveis, parcerias que a escola possui e das vantagens que a instituição oferece em comparação com seus concorrentes. O contato com a escola pode ser feito por canais virtuais ou presencialmente e qualquer desencontro nas informações fornecidas aos pais pode comprometer a confiança da relação.

O relacionamento pais-escola começa antes mesmo da matrícula, pois as impressões que os pais tiverem da escola durante sua busca por informações será crucial na escolha da escola em que o filho será matriculado. Cultivar esse relacionamento e oferecer a melhor experiência possível para os pais contribui para a construção de um ambiente agradável para o aluno. A consequência disso pode ser vista na diminuição da evasão. 

3 – Invista em canais alternativos de capatação

Focar nos canais padrões de divulgação (panfletos, outdoors, carro de som) pode não ser tão vantajoso para a captação dos alunos. Os formatos de promoção mais populares podem atingir um grande número de pessoas mas não necessariamente alcançará o público de interesse da escola. Para que sua oferta de vagas chegue até as pessoas certas é uma ótima estratégia investir em um canal alternativo de captação de alunos. Por direcionar a oferta de vagas para o público de interesse da escola, por isso, a ferramenta otimiza a captação de alunos e maximiza a receita.

Uma exemplo de canal alternativo é o site Melhor Escola. Além de captar alunos de maneira eficiente, o portal também fortalece a divulgação da escola por meio de investimentos nas mídias pagas.

Outra vantagem oferecida pelo Melhor Escola é o gerenciamento dos descontos oferecidos pela escola. Desse modo, os gestores podem dedicar mais tempo em outras atividades relacionadas ao ano letivo.

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4 – Disponibilize horários de atendimento flexíveis

A jornada de trabalho de alguns pais pode tornar complicado o atendimento durante horários comerciais. Encontre a dinâmica da rotina dos pais que precisam de alguma horinha extra de funcionamento da secretaria. Horários alternativos de atendimento podem ser oferecidos nos dias úteis ou até mesmo durante os finais de semana. Flexibilizar os horários de atendimento oferece conforto e acolhimento para os pais, além de fortalecer o relacionamento pais-escola e garantir a efetivação das matrículas. 

5-  Simplifique processos para agilizar a captação de alunos

Essa última dica está ligada com as quatro anteriores e facilita a vida dos dois lados no momento da matrícula. Com o alto fluxo de negociação e efetivação acontecendo na secretaria, qualquer detalhe faz diferença na otimização do processo, desde a captação até efetivação da matrícula. 

  • Mantenha os dados da escola e canais de atendimento atualizados no site, redes sociais e canais de divulgação.
  • Organize as listas de documentos e repasse para os pais de maneira efetiva para que a matrícula não atrase ou se torne morosa. 
  • Disponibilize formulários online de pré-cadastro para coleta de dados iniciais essenciais.
  • Descentralize os descontos de balcão direcionando os pais para seu canal alternativo de captação. A negociação poderá ser feita de maneira mais pessoal e agilizada, uma vez que as bolsas já foram definidas pela escola e estão disponíveis no site. 

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Publicado em:Captação de alunos

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