Tutoria na educação a distância: entenda o que é e como funciona

Quando a criança apresenta dificuldades de aprendizagem na escola, é comum que os pais procurem por profissionais que possam auxiliar os seus filhos na assimilação do conteúdo passado. A expansão do ensino remoto e a falta de familiaridade de muitos professores com as tecnologias disponíveis, tornou a tutoria na educação a distância indispensável.


Você quer saber como funciona? No post de hoje vamos explicar a diferença entre reforço escolar, aulas particulares e tutoria, o papel do tutor na educação da criança e como encontrar um profissional. Confira!



Diferença entre aula particular, tutoria e reforço escolar?

Antes de definir que tipo de mentoria o seu filho necessita, é preciso primeiro entender a origem do problema de aprendizagem. A dificuldade em aprender pode acontecer por diversos motivos, como falta de organização, uma simples incompreensão ou até por ansiedade, noites mal dormidas e má alimentação. 


As condições citadas acima diferem muito de um comprometimento mais profundo, como são os casos de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e dislexia, por exemplo. Para entender em qual quadro a sua criança se encaixa, talvez seja necessário a ajuda de um profissional como um psicopedagogo. Após identificada a necessidade, aí então você pode escolher o serviço que mais se identifica com a dificuldade do seu filho.


Aula particular

Neste tipo de serviço, o profissional irá ajudar o estudante com dificuldades e questões pontuais  em uma disciplina específica. Além de rever conteúdos passados na escola, o professor será o responsável por preparar e definir os assuntos abordados nas aulas particulares. 


Tutoria

A tutoria é mais indicada para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em geral, como déficit de atenção, hiperatividade e dislexia. Nestes casos, o profissional irá trabalhar de maneira multidisciplinar, ensinando técnicas e estratégias que auxiliem a criança à assimilar o conteúdo, adaptando as formas de aprendizagem conforme a necessidade de cada um. 


Reforço escolar

O reforço escolar é parecido com as aulas particulares, a diferença é que o professor tem como papel principal reforçar o conteúdo visto em sala de aula pelo estudante. Nem todas as crianças assimilam o conhecimento da mesma forma, sendo assim, o profissional responsável pelo reforço escolar utilizará diferentes técnicas para explicar o assunto visto na escola de uma maneira que faça sentido para o aluno, auxiliando-o no seu desenvolvimento educacional. 



+ Qual é a importância do reforço escolar?


Como funciona a tutoria na educação a distância?

Durante a pandemia, milhares de crianças e professores tiveram contato com o ensino a distância pela primeira vez. Além dos problemas relacionados ao acesso à internet, tanto estudantes quanto docentes apresentaram dificuldades em se adaptar ao EaD, por motivos variados:


  • Acesso à internet;

  • Disponibilidade de um equipamento adequado;

  • Dificuldade em prestar atenção por um período prolongado de tempo;

  • Falta de habilidade em mexer com as TICs (tecnologias de informação e comunicação);

  • Dificuldade em produzir aulas interessantes e que engajam os alunos.


Os pontos levantados acima, são apenas alguns dos diversos desafios enfrentados na Educação Básica no que se diz respeito ao ensino remoto. Nesse aspecto, o tutor se torna ainda mais essencial para que o aprendizado ocorra de maneira efetiva. 


Mas, como funciona a tutoria na educação a distância?


No ensino remoto, o tutor é responsável por orientar, supervisionar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, tirando dúvidas e identificando as suas dificuldades. Como tudo acontece no ambiente digital, esse profissional precisa estar antenado nas tendências da educação online bem como das tecnologias disponíveis. 


Assim como no modelo presencial, o tutor EaD deve utilizar estratégias e recursos com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e divertido, se adequando as capacidades e habilidades de cada aluno. A tutoria na educação a distância também ajuda a criança a se organizar e se tornar mais autônoma, dando dicas de como realizar pesquisas online e como fixar cada conteúdo da melhor maneira. 


Como encontrar um tutor a distância?

Algumas escolas possuem parcerias com tutores, porém hoje em dia é possível pesquisar por profissionais que oferecem o serviço em plataformas online. Veja:


Tutores

A Franquia Tutores do Brasil nasceu da necessidade de um casal de empreendedores e pais que precisavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro um sistema de educação complementar estruturado para melhorar o desempenho escolar de seus filhos. No primeiro momento, a plataforma realiza uma avaliação diagnóstica para mapear as principais causas dos problemas escolas e dificuldades de aprendizagem a fim de encontrar o tutor ideal para aquela criança.

Superprof 

A Superprof é uma plataforma que conta com mais de 11 milhões de professores e tutores ao redor do mundo, das mais variadas disciplinas. 

Shapp

Fundada em maio de 2017, a Shapp conecta quem quer compartilhar a quem deseja adquirir conhecimento. Hoje, o aplicativo - disponível para iOS e Android - conta com mais de 2.000 mestres cadastrados e espalhados por cerca de 400 cidades brasileiras.


Quer ler mais artigos como este? Acompanhe a nossa Revista, toda semana um post novo para ajudar você na educação e no desenvolvimento da sua criança.


Veja também:

+ EaD na escola: veja como funciona
+ Tarefa de casa e o seu papel na educação da criança